quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Exame daqui a 2 anos...

Informaram-me que foi aprovado de que o Exame da Especialidade daqui a 2 anos terá uma estrutura completamente diferente, baseada em casos clinicos.

Para já não passa apenas de um "boato" com um certo grau de credibilidade, mas alguém com mais "conhecimento" sabe informar se realmente é verdade?

Pois, tendo em conta que a quem correr mal o Exame este ano e o queira repetir, só o poderá fazer passado 2 anos, lol; ou seja estrutura completamente diferente, provavelmente com novos temas abordados, etc.

Cumplishments

Ric

8 comentários:

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francois disse...

Nada do que disseste é novidade ou boato.

Há anos que se pensa em reformular a estrutura do exame e previa-se que já nós iríamos realizar a prova com a nova estrutura.

No entanto, estas coisas levam tempo e os anos foram passando...

Prevê-se que daqui a 2 anos a nova estrutura possa ser implementada e o exame constará de 4 partes: Medicina, Cirurgia, Saúde da Mãe e da Criança e Medicina Geral e Familiar.

Resta saber se existirá um exame especial para quem queira repetir.

Mas acho que este é um assunto para depois...e não há necessidade de estar a criar pânico não fundamentado...

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francois disse...

Concordo que o estudo possa não estar a correr bem a muita gente, mas também ach que não é altura de estar a pensar nisso...

Está-se a conjecturar na base do imaginário já que nada está definido...

depois logo se vê.

Ric Amorim disse...

Criar o pânico!??
Acho que mais vale informar do que não informar, para a próxima mantenho-me calado e depois havia aquelas bocas: "as pessoas sabiam e não disseram nada..." Enfim, acho que o pânico é mais depressa criado com a falta de tempo de estudo para o exame do que com o facto de mudar a estrutura do exame, porque ao mudar, muda para todos! E ficam todos no mesmo pé de situação!
Quanto ao facto de se estar a conjecturar com base no imaginario, porque não está nada definido não é bem assim.. Porque supostamente foi "aprovado" este mês.. E eu soube da sua aprovação, não faz parte da minha imaginação. De qualquer das formas fica aqui a informação dada..

Rodrigo Santos disse...

François, se em vez de criticares o que determinadas pessoas como o Ricardo, ao contrário de ti, se dão ao trabalho e perdem tempo a escrever no blog, de maneira a manter os colegas informados, e partilhasses com OS TEUS COLEGAS a suposta informação que não é novidade nem boato porque TU JÁ SABIAS E NÃO PORQUE TODOS SOUBESSEM, ficava-te bem melhor!

Sara disse...

porque tiraram daqui o harrison self assessment?

Luis Ruano disse...

Algumas informações pelas quais posso responder :)

1 - Tem vindo a decorrer nos últimos meses reuniões entre as Escolas Médicas, a Ordem e o Ministério com vista a alterar o modelo do exame, tendo as Escolas Médicas proposto que este se aproximasse do que o Francois referiu.

2 - Não é verdade que tenha sido aprovado que a estrutura do Exame vá ser alterada daqui a dois anos.

3 - Segundo a Lei actual a estrutura do exame só pode ser alterada com três anos de antecedência.

Dito isto, nada impede que uma nova Lei venha a ser aprovada, que mude as actuais regras do jogo e permita que uma alteração ao exame venha a ser introduzida daqui a dois anos.
Mas nada disto aconteceu para já, e estes processos levam tempo.
A ANEM e as Associações de Estudantes de Medicina tem estado atentas, e não permitirão com certeza que uma alteração destas venha a ser aprovada de um momento para o outro sem ampla contestação e divulgação por todos. Não estou a dizer que podemos ficar plenamente descansados. Mas a verdade é que estas decisões não tem sido tomadas na sombra, e tem tido o acompanhamento e o conhecimento dos representantes do estudantes.