quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Preparação para o Exame 2009

Para aqueles que vão fazer o Exame para o ano 2009:

http://academiadaespecialidade.com

Curso de Preparação para o Exame de Acesso ao Internato Médico

Coimbra - De 13 de Outubro de 2008 a 9 Março de 2009

*Lisboa e Porto - A iniciar na 2ª quinzena de Outubro de 2008

Destinado ao exame de 2009

Link: Plano das Sessões do 2º Curso de Preparação

Houve já um 1º Curso, realizado em Coimbra (mas não soube desse, de qq das formas era só em Coimbra).

Contatos:

Para inscrições ou para experimentar sem compromisso:

Telefone: 964207590

email: info@academiadaespecialidade.com (nome, email e nº telefone)

Objectivos das Sessões:

1. Realçar e rever os pontos mais perguntados no exame
2. Optimizar o estudo individual através de um contacto mais intenso com a matéria de exame
3. Estimular processos mentais mais elaborados do que a leitura, permitindo uma melhor memorização
4. Obrigar a ter disciplina no estudo
5. Rentabilizar a hora do dia em que normalmente o rendimento é pequeno, sem perturbar o estudo individual

As sessões decorrem durante 2 horas com 10 minutos de intervalo. Começamos por uma parte mais teórica onde chamamos a atenção para aquelas ideias principais ou mais perguntadas de cada capítulo. Depois disso fazemos e discutimos perguntas de exame e perguntas de revisão. A grande mais valia apontada pelos participantes é a de que ficam mais familiarizados com a matéria, ficam orientados sobre que partes interessam e ouvem a matéria mais uma vez. Isto permite duas coisas: se já leu esse capítulo antes irá recrutar e sedimentar o seu trabalho já realizado e contar como mais uma leitura; se ainda não leu a matéria permite ficar com uma noção dos pontos essenciais que reconhecerá imediatamente no momento da leitura e que por isso memorizará com maior facilidade. Também o uso de truques e mnemónicas preparadas especificamente para as sessões ajudam a aquisição de conhecimentos. 

O reduzido número de participantes permite uma excepcional qualidade da interacção entre participantes e formadores.

O melhor modo de perceber se as sessões correspondem ou não ao que necessita para a ajudar no seu estudo é assistir a uma aula sem compromisso. Quando o pretender fazer envie um email para info@academiadaespecialidade.com ou telefone para 964207590 e indicar-lhe-emos uma data adequada.

Em cada sessão de duas horas poderão ser abordados mais do que um capítulo.

Tendo em conta a actual estrutura do exame de acesso ao internato médico, os conteúdos abordados são baseados exclusivamente na bibliografia oficial recomendada.

O número máximo de participantes é limitado a 20 pessoas.

Monitorizamos regularmente a qualidade das nossas sessões e dos formadores através de inquéritos anónimos aos participantes - os resultados têm sido muito estimulantes: 17,5 valores às sessões e média de 18 valores aos formadores.

Locais de Curso:

Coimbra: As sessões decorrem na Escola Secundária José Falcão, sala 35, em Celas, Coimbra (2as, 4as e 5as das 19:30 às 21:30).

NOVO Lisboa e Porto: Iniciaremos o Curso de Preparação Para o Exame de Acesso ao Internato em Lisboa e no Porto a partir da 2ª Quinzena de Outubro. Assim que tenhamos todos os pormenores sobre o local e o calendário exacto colocaremos aqui toda a informação.Para responder a dúvidas que têm surgido, e embora seja necessário acertar alguns pormenores do calendário, a ordem será diferente do 1º curso. Em princípio a ordem será Pneumologia, Nefrologia, Cardiologia, Hematologia e por fim Gastrenterologia. Inscrições Abertas.

Se por acaso alguém conhecer pessoas que tenham feito o 1º curso em Coimbra e que queira fornecer as tabelas/material fornecido ao pessoal que vai fazer o Exame em 2009 para darem uma vista de olhos, deixem na Dona Armanda.

Cumplishments

Ricardo Amorim

8 comentários:

Francois disse...

Acho completamente surreal e absurdo que exista um curso de preparação para o exame...faz-me lembrar cursos de preparação para o parto em versão harrisoniana.

Ridículo!

Nuno Gomes disse...

Isto vem do seguimento do que também acontece no Brasil com o MedCurso.

Eu por mim acho muito bem que empresas queiram ganhar dinheiro à custa da preparação para exames, que não vai ser mais do que "explicações". Quem quer, vai, quem não quer, estuda em casa. Ninguém é obrigado a ir.

Só sei que se para o ano se vir que tenho muito tempo livre, ainda me inscrevo para ser "professor" deste curso, se não der muito trabalho... e com uma remuneração muito em conta, espero lool.

Acho que podemos ser professores sem autonomia :/

Anónimo disse...

Não considero que seja assim tão ridiculo! Até porque ninguém é obrigado a frequentar esses cursos, frequenta quem quer e quem achar que tira algum proveito desse curso, penso que devemos respeitar as escolhas de cada um. Até acho que já deveria ter havido esses cursos há mais tempo, da mesma forma que foram criados livros com perguntas de exames organizadas por capitulo, também decidiram inventar estas aulas que até se podem tornar uma mais valia para quem as for frequentar.

Acho que o ridiculo mesmo é criticar, quando aqueles que criticam não fazem nada para inovar, ajudar ou informar.

Beijinhos e bom estudo

Francois disse...

Criticar nunca foi nem nunca será ridículo...a não ser que sejas acéfalo e amoral..

Claro que só vai quem quer...a questão é mesmo o curso existir.

Trata-se de infantilizar o exame...

Tem que se estudar. Ponto.

Anónimo disse...

Gostava de saber como achas "ridiculo, surreal e absurdo" algo que nem sequer frequentaste e nem sabes como irá funcionar, não sabendo se realmente irà ajudar ou não os alunos.

Acho que criar novas ferramentas de estudo para o Exame não o seja infantilizar, mas talvez ajudar...

Relativamente a moralidades, acho que quem acaba por ser amoral e acéfala aqui, és tu. Pois caso ainda não te tenhas percebido, as tuas criticas é que acabam por cair no "ridiculo" aos olhos dos outros.

Bom Estudo! Ponto. ***

Francois disse...

Só para que fique registado e porque por mim a discussão acaba aqui, nunca me preocupei com "os olhos dos outros".

Bom estudo.Ponto e virgula.

Rodrigo Santos disse...

Lol!!! Se por ti a discussão acaba aqui não é ponto e vírgula que deves dizer, é ponto final. Sinceramente não entendo porque estás tão melindrado com este curso, François, só vai quem quer e na minha opinião é bem melhor poder-se optar por aulas ou "explicações", como já lhes chamaram, e tirar-se proveito disso, do que estar a frequentar aulas, ou pseudo-aulas, que éramos OBRIGADOS a frequentar e em que não se aprendia nada, e esses professores ganhavam dinheiro na mesma, mesmo estando a "LECCIONAR"" DENTRO DO HORÁRIO DE SERVIÇO PELO QUAL JÁ ERAM PAGOS E A "DISTRIBUIR" PELOS SEUS INTERNOS OU ASSISTENTES.

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.